Seguidores

sábado, fevereiro 24, 2007

O PLANETA BRANCO
AUTOR:MIGUEL SOUSA TAVARES
ILUSTRADOR:RUI SOUSA
O Planeta Branco é uma história que aborda a saga de três astronautas que partem à procura de água num planeta longínquo, quando a terra está à beira de esgotar os seus recursos naturais. A nave Ítaca segue o seu rumo, pelo espaço fora, mas a certa altura é desviada da rota que os potentíssimos computadores tinham estabelecido para alcançar o planeta S-3. Todos os esforços são feitos para pôr a nave na rota estabelecida, mas parece que uma força desconhecida a leva para novas paragens - para o Planeta Branco - lugar dos mortos. Aí aparece um homem de cabelo preto que os avisa de que a rota tão habilmente desenhada pelos computadores estava afinal errada e que era preciso ser corrigida pois, caso contrário, levá-los-ia para o espaço exterior e ao mundo da perdição. Lydia, Lucas e Baltazar regressam à terra e Lydia recorda a sua viagem:

"Lá fora, a noite estava semeada de milhões de estrelas, planetas, cometas, asteróides nos seus voos loucos, constelações de todos os tamanhos e das mais diferentes formas. Olhou por cima do ombro direito, pela vigia lateral, procurando absurdamente uma luz branca que julgava ter visto algures, mas não se lembrava quando, nem sequer era capaz de dizer se a tinha visto, de facto, ou se apenas a tinha imaginado em sonhos. E, mais uma vez, repetiu baixinho e para si própria a pergunta que tantas vezes fazia, quando estava assim sentada à noite na nave, e via o Universo inteiro à sua volta: "Haverá alguém por aí à escuta? Alguém que nos veja e que nos guie?""

Sem comentários:

LED Text Scroller

Na minha terra conta-se que, no inverno, à lareira, quando ainda não havia as modernices de hoje, pais e avós juntavam-se para contar histórias. As mães diziam: Venham meninos vamos às contas! Claro que não eram só os meninos que se juntavam. Era a família inteira e mais os vizinhos e até os animais que lá por casa passeavam se aninhavam para saborear mais uma noite de histórias, contos, ditos e mexericos...