Seguidores

segunda-feira, julho 31, 2006

As pessoas zangadas


Este ano tive uma profunda preocupação peloa alunos rapazes da minha turma do 5º E que manifestamente não gostavam de ler e sobretudo não se interessavam pela generalidade dos livros que os professores lhes propunham. Também me preocupava a maneira como a maioria destes rapazes estava a passar pela vida: sempre maldispostos, zangados com o mundo, com eles próprios, com a escola e com os professores.
Um dia, tropecei neste livro que nos fala do Zé Zangado: " Há pessoas que passam o tempo todo zangadas. Zê. Zangadas. Como fosse um burro. Zê. A zurrar. Há pessoas assim. Ficam zangadas porque está calor ou porque está frio, por causa do barulho ou por causa do silêncio. Zangadas até por só estarem zangadas."
Foi bom ler este livro com eles sobretudo pelos espaços em branco que ele deixa escancarados e que permitiu a imersão em si próprios para reflexão sobre os seus desejos, tantas vezes reprimidos e dos seus medos, tantas vezes recalcados.

Sem comentários:

LED Text Scroller

Na minha terra conta-se que, no inverno, à lareira, quando ainda não havia as modernices de hoje, pais e avós juntavam-se para contar histórias. As mães diziam: Venham meninos vamos às contas! Claro que não eram só os meninos que se juntavam. Era a família inteira e mais os vizinhos e até os animais que lá por casa passeavam se aninhavam para saborear mais uma noite de histórias, contos, ditos e mexericos...