Seguidores

segunda-feira, dezembro 04, 2006


Uma Revolução na literatura para crianças!

Sim, foi o que Astrid Lindgren fez, em meados do século XX, quando que se esperava que as raparigas só bordassem, brincassem com bonecas e tivessem caracóis no cabelo.
Ao publicar Pippi das Meias Altas os professores ficaram furiosos, os pais ficaram preocupados e alguns críticos chegaram mesmo a falar de crise da moral pública.

Qual a razão de tamanha preocupação? Bem, Pippi era uma rapariga diferente: tinha ideias próprias e lutava por elas, sabia o que queria e sobretudo era cheia de uma autoconfiança que ainda hoje nos surpreende.

Astrid Lindgren, com a sua Pippi das Meias Altas revolucionou a Literatura infantil não só na Suécia mas em todo o Mundo!
Pippi das meias Altas foi transposta para o filme que, na década de setenta, fez as delícias das crianças portuguesas. infelizmente é hoje muito difícil encontrar o livro nas nossas livrarias...

Sem comentários:

LED Text Scroller

Na minha terra conta-se que, no inverno, à lareira, quando ainda não havia as modernices de hoje, pais e avós juntavam-se para contar histórias. As mães diziam: Venham meninos vamos às contas! Claro que não eram só os meninos que se juntavam. Era a família inteira e mais os vizinhos e até os animais que lá por casa passeavam se aninhavam para saborear mais uma noite de histórias, contos, ditos e mexericos...